Mais do que moda!

Creeper Shoes

Por Giovanna Assef

O modelo de sapato do momento tem solado reto de plataforma e sua primeira aparição aconteceu em 1940, quando na Segunda Guerra Mundial,os soldados localizados ao norte da África desejavam um calçado com maior firmeza na pisada e resistente.

Assim surgiu o modelo Brothel Creeper, hit dos anos 90 e da cultura clubber, que teve seu auge em 70, quando Vivienne Westwood e Malcolm McLaren criaram as primeiras releituras do sapato para a extinta loja londrina Let it Rock.

Vale lembrar que antes da febre Westwood-McLaren, em 1950, uma tribo urbana denominada Teddy Boys aderiu aos solados de plataforma reta em suas vestimentas que incluíam calças jeans justas e cabelos elaborados. Outros responsáveis pela disseminação desta moda foram os punks e góticos.

Tempo vai, tempo vem, eis que o tal sapato reapareceu em 2004 no Outono/Inverno da Dior e fez a alegria dos entusiastas de Prada na coleção Primavera/Verão de 2011.

Depois disso, Balenciaga fez, Chanel – Resort 2013 – também e a moda chegou no Brasil com tudo. Na Couromoda viu-se bastante do modelo. E você, tem folego para o novo “sneaker”?

Chanel Resort 2013

Creeper Shoes – Chanel Resort 2013

Teddy Boys

Creeper Shoes – Teddy Boys

Look clean de Hanneli Mustaparta

Creeper Shoes – Look clean de Hanneli Mustaparta

Katy Perry em aparição no festival Coachella

Creeper Shoes – Katy Perry em aparição no festival Coachella

Fearne Cotton

Creeper Shoes – Fearne Cotton

Elle Faning

Creeper Shoes – Elle Faning

Dakota Fanning

Creeper Shoes – Dakota Fanning

 

Imagens: Reprodução.

Leia MAIS:

Um comentário

Deixe uma resposta